CORRIDA NOTURNA
A corrida noturna ou “nightrun” é um dos maiores sucessos em termos de modalidade de competição no Brasil.
O formato vem ganhando espaço e a preferência dos competidores em consequência de diversos fatores, dentre eles: – A possibilidade de adequar uma rotina pesada e cheia de compromissos profissionais a uma atividade física. – A existência de temperaturas mais amenas no período noturno, que fazem com que o desempenho dos atletas melhore e o desgaste do corpo seja reduzido consideravelmente. – O formato da competição que, ao longo dos anos, diminuiu o número de provas e aumentou a qualidade organizacional e de entretenimento. – Entre outros.
São muitos os motivos que incentivam a prática da corrida noturna, no entanto, antes de se jogar na modalidade, indispensável uma preparação, adotando algumas atitudes simples, mas que irão trazer diversos tipos de benefícios, além de prevenir possíveis acidentes, tais como:
- Descansar até o horário da prova: O repouso ajuda o sistema fisiológico e estrutural do competidor a estar 100% para o dia da corrida.
- Alimentação: Escolha os alimentos mais leves, preferencialmente carboidratos complexos de baixo e médio índice glicêmico e proteínas magras. Evite alimentos com grande quantidade de gordura e fibra, pois tais alimentos podem causar desconfortos gastrointestinais, além de estimular a vontade de ir ao banheiro.
- Alongamento e aquecimento: Antes de começar a correr faça um alongamento e um aquecimento, um trote de 10 a 15 minutos já ajuda o corpo a se preparar para o esforço que está por vir para vencer os 5 ou 10 km. Não se esqueça que durante a noite as temperaturas são naturalmente mais baixas, exigindo uma atenção especial à musculatura do atleta.
- Conhecimento prévio do percurso: Antes da competição busque conhecer o percurso onde será realizada a prova. Com a escuridão da noite não será possível identificar com clareza imperfeições e obstáculos que existam na pista.
- Use as luzes a seu favor: Parece redundante e óbvia a afirmação, mas alguns competidores acabam não usando a iluminação a seu favor. É inegável que durante a noite os perigos são maiores justamente por conta da escuridão, então, cuidado redobrado deve ser tomado. Sempre que possível use a luz a seu favor, não fuja dela, faça-se perceber aos motoristas. Em pontos de maior escuridão o “headlamp” (lanterna de cabeça) é uma boa alternativa.
- Vestuário: Por fim e não menos importante a adequação do vestuário. Como já amplamente debatido, a escuridão noturna, muito embora dê um charme todo especial a competição, pode ser um grande empecilho à conclusão da prova. Sendo assim, procure roupas que colaborem com a sua visibilidade, com detalhes refletivos e de cores claras ou brilhantes (verde-limão, amarela, etc.), opte por elas na hora da competição.
Tomada todas as precauções, só resta ao competidor aproveitar a prova, com todo seu charme, luzes e músicas que só a modalidade pode oferecer.
Ficou interessado?! Veja nos links abaixo as datas das próximas corridas noturnas e aproveite!!