Escolha uma Página

A tecnologia está transformando todas as coisas: o que comemos, como nos comunicamos, e até… como nos vestimos!

Os tecidos de alta tecnologia aprimoram características desejáveis dos tecidos tradicionais, como absorção de suor, elasticidade, maciez e secagem rápida. E quando falamos desses tipos de tecido, estamos falando das fibras sintéticas. E se estamos falando de fibras sintéticas, só podemos pensar em uma palavra: poliamida.

A poliamida é uma fibra muito leve e macia, absorve muito bem o suor e sua secagem é rápida. Ela também é conhecida por outro nome: lycra!

A poliamida foi inventada por Wallace Hume Carothers, um químico, em 1935, que trabalhava na empresa DuPont – atuante nos segmentos de Proteção e Segurança, Nutrição e Agricultura, Tecnologias de Comunicação, Tecnologias de Cor e Revestimento e, finalmente, Materiais de Alto Desempenho. A poliamida tem um troféu muito especial, por ser a primeira fibra sintética criada pelo homem.

Para quem quer saber das denominações científicas que descrevem o tecido, lá vai: ela é um polímero termoplástico composto por monômeros de amida, que são conectados pelas ligações peptídicas; há variações do tecido que podem, também, conter outros grupamentos moleculares.

Além de todas as propriedades maravilhosas desse tecido, camisetas com lycra também têm uma característica única: dão a sensação de um “toque gelado”, ou frescor. Isso se deve às características físicas dessa fibra, que conduz muito bem o calor e, por isso, ajuda a regular muito bem a temperatura externa do corpo.

Roupas de poliamida são surpreendentemente macias e se adequam perfeitamente aos contornos do corpo. E foi nas atividades físicas que essas roupas fizeram sucesso, porque elas são, em curtas palavras, perfeitas para isso.

O que antes era encontrado apenas nas fibras naturais, como algodão, agora é explorado também nessa fibra sintética. O tecido é confortável, funcional, esteticamente agradável e, além de tudo, durável. Ao contrário do algodão, a poliamida não sofre as deformações típicas dos tecidos naturais, à medida que é usada, e pode durar por muito mais tempo, se forem tomados alguns cuidados:

·  Esse tecido mancha com facilidade, então não pense em derramar café por cima;

· Ele é muito sensível a produtos químicos fortes, então tome cuidado se usar produtos muito diferentes para lavar as roupas.

A seda, conhecida como o tecido perfeito, é imbatível, e não se encontra no mercado outro tecido que se aproxime tanto da perfeição da seda como a poliamida. É por isso que ela é a “mais nobre das fibras sintéticas”. A combinação dessa fibra com o algodão – o que se chama de tecido misto – traz resultados excelentes, com um ótimo custo benefício.